Data é vista como “luz no fim do túnel” para o varejo, que vive ano de dificuldades
Rovena Rosa/Agência Brasil – 25.11.2021
É normal ouvir reclamações de que o comércio brasileiro encarece os produtos pouco antes da Black Friday, marcada neste ano para sexta-feira (24). É o que se chama popularmente de “metade do dobro” Mas, em 2023, os preços não tiveram forte alta nas semanas anteriores à data. É o que mostra levantamento da plataforma Buscapé.
Das sete categorias de produtos pesquisados, quatro apresentaram quedas da variação semanal de mediana dos preços. E nas que apresentaram expansão, as promoções ofertadas na Black Friday podem ainda assim terem descontos reais.
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Por exemplo, no aparelho de ar-condicionado. A variação da mediana foi de 5,10%. Ela saltou de R$ 1.693 na semana iniciada em 1º de outubro para R$ 1.783 na semana terminada em 11 de novembro.
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Ou seja, se a promoção desses itens no pós-Black Friday for de 20%, o desconto terá sido real, e não a “metade do dobro”. Isso acontece mesmo para produtos que tiveram aumento semanal de 11,46%, que ocorreu com as geladeiras.
Ainda, vale mencionar que na categoria das lavadoras de roupa, por exemplo, as medianas até ficaram 8,17% mais baixas.
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Promoção “tremenda”
Maurício Cascão, presidente-executivo da Mosaico e um dos responsáveis pela pesquisa, acredita que neste ano está havendo uma “recomposição de preços modesta” por conta da inflação. De janeiro a outubro, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) acumula alta de 3,75%. Nos últimos 12 meses, a expansão foi de 4,82%.
Mesmo assim, Maurício espera uma queda na mediana dos preços na semana da Black Friday.
“Não vai ser uma queda de 30%, 40%, sabe? O que não impede que determinado produto fique tremendamente promocionado”, afirma.
* Sob supervisão de Ana Vinhas
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