You are currently viewing Câmara aprova projeto que cria política de trabalho digno para pessoas em situação de rua

Câmara aprova projeto que cria política de trabalho digno para pessoas em situação de rua

Governo deverá ofertar curso à população de rua
Divulgação/Governo de São Paulo – 28/7/2021

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (4) um projeto de lei que cria a Política Nacional de Trabalho Digno e Cidadania para População em Situação de Rua (PNTC PopRua). Um dos objetivos é promover os direitos humanos desse público ao trabalho, à renda, à qualificação profissional e à elevação da escolaridade. O projeto ainda será analisado pelo Senado.

Veja também

Brasília
Câmara dos Deputados aprova projeto do governo para reduzir fila do INSS; entenda

Brasília
STJ decide que restos mortais do pai de Collor devem ser exumados para teste de DNA

Brasília
Imposto Sindical ‘não volta mais’ e ‘problema é da Uber’ se quiser sair do Brasil, diz ministro do Trabalho

De autoria da deputada Erika Hilton (Psol-SP), o projeto tramitava em regime de urgência na Câmara, mas teve a apreciação adiada pelo menos quatro vezes.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Pelo texto, a reserva das vagas vale para companhias que participem de licitação ou que tenham contratos com o governo federal e estados participantes do projeto. No novo parecer do relator, Orlando Silva (PCdoB-SP), os parâmetros, as quantidades e os prazos para cumprimento dessas cotas serão regulamentados pelo Executivo.

A proposta ainda estabelece a obrigação do governo de ofertar, de forma permanente, cursos de profissionalização à população de rua, além de garantir prioridade de vagas em creches e escolas para crianças e adolescentes de integrantes de famílias em situação de rua.

Leia também

DF é a unidade da federação com mais pessoas em situação de rua; Brasília aparece em 4º lugar

As cidades e os estados que adotarem a política deverão instituir Centros de Apoio ao Trabalhador (CatRua), que vão ser responsáveis “por articular ações de empregabilidade, qualificação profissional, economia solidária e integração intersetorial” à população sem moradia digna. 

Entre outras coisas, o CatRua deve “captar, cadastrar e encaminhar” pessoas às vagas de trabalho, garantir a elas acesso ao Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e ao Sine (Sistema Nacional de Emprego) e facilitar-lhes a emissão de documentos, como carteira de identidade e de trabalho

Deixe um comentário